O projeto de mobilidade urbana de Fazenda Rio Grande foi oficialmente aprovado e terá R$160 milhões destinados pelo Governo do Estado para sua execução. A confirmação foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, após reunião no Palácio Iguaçu, na última quarta-feira (05).
“Essa é uma obra aguardada há mais de 30 anos, que beneficia não só Fazenda Rio Grande, mas também toda a Região Metropolitana Sul. É um dia histórico para a cidade”, afirmou o prefeito Marco Marcondes.
A obra prevê a construção de dois viadutos de transposição na BR-116, conectando a rodovia às vias locais por meio das ruas Nelson Claudino dos Santos e Jatobá, melhorando o tráfego de cerca de 100 mil veículos por dia. O prazo estimado é de 24 meses após a assinatura do contrato.
O projeto também inclui a requalificação da Praça Brasil e do Parque Verde, com melhorias como:
- Construção de ponte sobre o vertedouro do parque
- Espaços para food trucks
- Ampliação do estacionamento
- Quadras esportivas e playground com piso emborrachado
- Decks e trapiches para esportes aquáticos
“Vai resolver um dos maiores gargalos da história da cidade, que passará a ser totalmente integrada, moderna e à altura de sua importância para o Paraná”, destacou Ratinho Junior.
“Essa obra será um divisor de águas para Fazenda Rio Grande e toda a região Sul do Paraná”, completou o secretário do Planejamento, Guto Silva.
Com um dos maiores crescimentos populacionais do Estado entre 2010 e 2022 — de 81 mil para 149 mil habitantes —, Fazenda Rio Grande segue se consolidando como um polo urbano em pleno desenvolvimento sustentável e ordenado.